Blu-ray cai de preço e ganha mais opções







Com players vendidos por menos de R$ 300, fabricantes incentivam troca do velho DVD por um formato com muito mais recursos.

Levou muito mais tempo do que o mercado esperava, mas os preços de players Blu-ray estão se aproximando do ideal para grande parte da população brasileira. Levantamento realizado pela equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL nas últimas semanas mostra que alguns modelos já estão sendo vendidos por preços abaixo de R$ 300, com incentivos dos próprios fabricantes. Esse valor equivale a aproximadamente 50% do que era praticado um ano atrás.

Em aparelhos avulsos ou incorporados a sistemas integrados de home theater, os players Blu-ray parecem estar caindo no gosto do consumidor brasileiro. Até agora, este não demonstrava entusiasmo em trocar seu velho DVD, já que a percepção sobre a diferença de qualidade na imagem não é tão valiosa para muitos. O levantamento indicou que vem acontecendo redução de preços não apenas nos modelos mais simples, mas até nos de padrão intermediário, de marcas de primeira linha, como LG, Panasonic, Philips, Samsung e Sony.

Uma dificuldade que ainda precisa ser superada é a existência de poucas locadoras com boa oferta de títulos em Blu-ray. A equipe da revista também apurou que apenas nos bairros nobres das grandes cidades é que se encontram lojas trabalhando ativamente com discos no formato (mais de 1.500 títulos já foram lançados oficialmente no país). Uma opção que pode ser interessante para o usuário é a internet: empresas como NetMovies e Blockbuster Online comercializam os filmes online e fazem entrega em domicílio.

Além da queda no preço final, os novos players Blu-ray estão chegando ao mercado com recursos impossíveis de se encontrar até o ano passado. Um deles é o acesso à internet: mesmo usando um TV convencional, é possível usar o player para navegar por determinados sites. Boa parte dos aparelhos à venda pode ser atualizada, via software, acessando o site do fabricante. Alguns vêm também com entrada USB, permitindo conectar um pen-drive ou HD externo para reprodução de músicas, fotos ou vídeos pré-gravados.

Nos EUA, acaba de ser lançado o primeiro player Blu-ray capaz de também realizar gravações. Trata-se do modelo BD-E6500, da Samsung, que permite armazenar cópias dos discos para reprodução em aparelhos como tablets e smartphones. A ideia é que o usuário mantenha uma cópia digital (criptografada) de seus filmes preferidos para assisti-los também fora de casa.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o hot site Guia do Blu-ray

FONTE: Planet Tech 

Textos relacionados

Blu-ray no Brasil já custa o mesmo que um DVD
Novos players Blu-ray fazem cópias de discos DVD
Quem é dono do conteúdo dos discos? 
Teste: sistema com Blu-ray faz a sala tremer
Consumidor brasileiro continua comprando muito
Aplicativos para locação também via player Blu-ray
Software cada vez é mais importante do que hardware
Saiba a importância de atualizar seu player Blu-ray
Hollywood enfrenta novo tipo de pirataria
Streaming pode superar DVD e Blu-ray em 2012
Blu-ray player 3D já acessa rádios pela internet 
Blockbuster Online já aluga filmes em 3D