Automação residencial terá evento em setembro   







Maior encontro do setor no continente, ExpoPredialTec promete mostrar projeto de "cidade inteligente"

Com crescimento vigoroso nos últimos anos e um faturamento de US$ 4 bilhões em 2012, o setor de automação residencial agora prepara seu principal na América do Sul: a ExpoPredialTec, evento que deve reunir em São Paulo cerca de 60 empresas nacionais e internacionais. A feira acontecerá nos dias 11 a 13 de setembro. Será a quarta edição do evento, mais uma vez será realizado em conjunto com o Congresso HABITAR, principal fórum sobre automação residencial do país.

O momento é excelente para as empresas de automação que atuam no Brasil. A Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), também promotora do evento, calcula que os negócios cresceram mais de 300% nos últimos quatro anos,e que em 2013 o crescimento deve ficar por volta de 30%. Os números incluem não apenas a importação e distribuição de equipamentos, mas também fabricação local e as atividades das empresas de projetos e instalação, além do investimento cada vez mais alto de construtoras e empreendedoras em recursos tecnológicos.

Além de todas as novidades trazidas pelos expositores - sistemas de controle, iluminação, segurança, áudio, vídeo e redução de consumo de energia - a grande atração do evento neste ano será a primeira Smart City da América Latina. Trata-se de um projeto pioneiro, que está sendo desenvolvido na cidade balneária de Búzios (RJ), com a implantação de diversas inovações que beneficiam os moradores.

O projeto Búzios Cidade Inteligente, criado pela concessionária de energia Ampla, prevê mudanças nos sistemas de medição de energia elétrica, transporte com veículos elétricos, painéis de energia solar, redução de gases e adoção de tecnologias na gestão dos serviços públicos.

Entre as empresas que já confirmaram participação na ExpoPredialTec, destacam-se marcas internacionais - como ABB, Bticino, Epson, Yamaha, Legrand, Crestron e Schneider - e brasileiras como Neocontrol, Controllar, Chiave, Discabos, Munddo, Projetelas e Biltech, entre outras. Também estarão representadas entidades internacionais, como a americana CABA (Continental Automated Buildings Association, que representa cerca de 400 empresas fornecedoras de produtos e serviços, e a europeia KNX, com mais de 300 membros na área de gestão técnica de edifícios.

Tanto a feira ExpoPredialTec quanto o Congresso HABITAR têm apoio institucional da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL.

Textos relacionados:

ExpoPredialTec 2013 confirmada para setembro
Feira em SP vai exibir projeto de cidade inteligente
Central de automação é operada com smartphones
Crestron lança nos EUA app de automação para TVs
Infocomm mostra nova geração de displays touchscreen
Painel de parede comanda segurança da casa pela web
Câmeras IP sem fio se integram à automação da casa
Como funciona a automação pela tela do TV 
Automação: gaste menos energia em casa 
Solução em automação da Scenario inclui Guia de TV 
Automação em casa já inclui comandos por voz 
Automação residencial que cabe no bolso