ABNT oficializa normas para projetos com cabeamento







Novas regras são obrigatórias em edifícios com redes elétricas e de telecomunicações.

A partir de agora, engenheiros e profissionais de projetos deverão se preocupar mais ao instalar redes elétricas e de telecomunicações. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) acaba de oficializar a norma mais recente para a tecnologia de cabeamento estruturado, em que a fiação – tanto elétrica quanto de dados e telecom – é planejada e preparada com antecedência.

Trata-se da NBR 16415:2015 – Caminhos e Espaços para Cabeamento Estruturado. Segundo a entidade, o texto foi baseado em normas ISO/IEC (International Electrotechnical Commission) e complementa a NBR 14565:2013 – Cabeamento Estruturado para Edifícios Comerciais e Data Centers, em vigor há dois anos e que trata do mesmo assunto.

A NBR 16415 é importante por ser a primeira norma oficial válida para o segmento de cabeamento estruturado, cada vez mais utilizado no país. Paulo Marin, engenheiro e coordenador da comissão de estudos da ABNT, diz que o texto foi desenvolvido ao longo de 18 meses, com base na experiência de diversos profissionais da área. Passa a ser referência obrigatória para projetos de arquitetura e edificações. Caso não seja cumprida, por gerar até ações penais contra os responsáveis.

A nova norma detalha os requisitos da infraestrutura física do edifício, como nas caixas de entrada, salas de telecomunicações e salas onde ficam instalados todos os equipamentos, além de todo o trajeto dos cabos, inclusive entre edifícios.

FONTE: ABNT

Temas relacionados:

ABNT oficializa normas para cabeamento estruturado
Condicionador transforma energia de 220V para 110V
Controllar entrega show-room pronto a revendedores
Painel de acabamento em vidro opera com sistemas sem fio
Como ter em casa uma rede à prova de futuro
ABNT faz consulta pública sobre interatividade na TV
Automação da Neocontrol é controlada via Apple Watch
Lift é solução para ocultar projetor quando não está em uso
Savant já tem automação pelo Apple Watch
As 10 regras de ouro da automação residencial
As vantagens do padrão de conexões HDBaseT