Rock in Rio teve primeira transmissão em 4K com Dolby Atmos







Produção da Globosat permitiu registrar vários shows com novas tecnologias de áudio e video.

Aconteceu no ultimo sábado (26/09) a primeira transmissão de TV ao vivo em resolução 4K (Ultra HD) com áudio Dolby Atmos. Foi uma experiência da Globosat, em parceria com a Dolby Labs, dos EUA, levada ao ar pelo canal Multishow durante a cobertura do Rock In Rio.

Uma equipe da Globosat analisou durante vários dias as condições da Cidade do Rock, enquanto se negociavam os direitos de imagem com os artistas convidados. Entre os que aceitaram participar, alguns destaques do evento, como Queen, Metallica, System of a Down e Paralamas. As imagens foram captadas com câmeras UHD e transferidas, via fibra óptica, a um estúdio especialmente montado para o Rock in Rio. O sinal de áudio foi registrado em 128 canais.

O processamento Dolby Atmos já vem sendo utilizado em salas de cinema e também está disponível em alguns equipamentos domésticos, como receivers e caixas acústicas. Permite produzir um som mais envolvente, com caixas acústicas posicionadas no teto da sala. “Foi a primeira transmissão em 4K ao vivo que realizamos em TVs 4K conectadas - cerca de 1.000 assinantes de TV paga assistiram à nossa transmissão em TVs 4K pelo aplicativo Globosat Play 4K, via streaming”, explica Roberto Primo, diretor de engenharia da Globosat.

Esse aplicativo, lançado em meados do ano, permite visualizar alguns conteúdos da programadora em TVs 4K, com resolução quatro vezes mais alta (veja um vídeo mostrando como funciona). Confira também a programação dos canais pagos no hot site TV por Assinatura.

FONTE: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL

 

 

Temas relacionados:

Netflix cria “botão” para recursos smart
Globosat transmite Rock in Rio em 4K Dolby Atmos
Canais acirram disputa pelos eventos esportivos
Estudo diz que brasileiros estão aderindo ao VoD
Rock in Rio vira palco para experiência em 4K
Novo tablet inclui projetor de até 70 polegadas
PetChannel estreia no Brasil com conteúdos em 4K
Com novo satélite, Claro tem mais canais em HD